Ao tempo que, nos últimos anos, o real brasileiro foi uma das moedas emergentes que mais perdeu valor frente ao dólar; os brasileiros aproveitaram para investir em imóveis nos Estados Unidos – registrando cerca de US$ 1,6 bilhões, de abril de 2021 a março de 2022*. Um número alto, assim como a carga tributária para a transferência de propriedade em sucessão patrimonial.
Em terras norte-americanas, os tributos podem superar 40% do valor dos bens adquiridos, devido a seus 3 tributos incidentes sobre a herança – 1 de competência federal e 2 de competência estadual. Por isso, mais que estar atento a todas as implicações legais e contábeis, é preciso saber como resguardar o seu patrimônio.
Entendendo os tributos
Federal Estate Tax > varia entre 18 e 40% sobre o valor dos bens e é incidente em todo o país.
State Estate Tax e State Inheritance Tax > atuam como complemento do tributo federal e incidem apenas em determinados estados.
Uma das soluções aplicadas pelos investidores brasileiros é a abertura de uma pessoa jurídica no estado em que os bens estão – sendo ela Limited Liability Company (LLC) ou uma C-Corporation (Corp). Paralelo a isso, é possível abrir uma empresa sediada em uma off-shore (território com tributação favorecida), que será proprietária da empresa norte-americana, auxiliando na transferência do patrimônio para os herdeiros e fortalecendo o planejamento tributário.
De toda e qualquer maneira, uma certeza é absoluta: para maior segurança sucessória e retorno sobre o seu investimento, é indispensável ter um planejamento bem executado. Se essa é uma situação com a qual esteja lidando e sobre a qual tenha dúvidas que gostaria de esclarecer, a equipe AFA TAX está capacitada e à sua disposição.
*De acordo com pesquisas realizadas pela National Association of Realtors.